Campo de Concentração de Auschwitz
- Pâmela Garcia
- 12 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de ago. de 2019
Auschwitz é sem dúvida altamente recomendável para quem visita a Polônia, principalmente pra quem gosta de história e é fascinado pela história da Segunda Guerra, como nós.
Durante nossas viagens procuramos buscar sempre um significado para todas elas, de modo que nos agregue um valor significativo, não só para nós mas para quem nos acompanha nessa jornada, logo, passar por Auschwitz foi extremamente importante pra gente por vivenciar todos aqueles acontecimentos tão de perto, acontecimentos estes que só ouvimos falar um dia em um livro de história.
Foi em novembro, no outono com temperaturas super baixas que decidimos fazer uma visita ao campo de concentração, durante uma viagem de 1 semana pela Polônia. O que este complexo representou no passado torna o passeio ainda mais surpreendente e curioso, e ter ido até lá em um tempo frio e chuvoso torna ainda mais assustador.
Sim, assustador é a palavra, não consigo encontrar outro significado por tudo aquilo que senti naquele momento. Lembro que fiquei com medo de entrar naqueles prédios, verdadeiras prisões pra aquelas pessoas, isso porque tinham muitos turistas no local, mas como não havia luz dentro dos lugares (somente aquelas luzes fracas e escuras) se tornava ainda mais aterrorizante.
Não quero colocar medo em ninguém, muito pelo contrário acho que todos deveriam ir até lá pelo menos uma vez na vida para entender e vivenciar toda aquela história, pois tenho certeza que todos que pisam ali refletem sobre tudo que se passou e sobre a sua vida e principalmente desenvolvem uma empatia, pois é quase impossível você visitar Auschwitz e não se colocar no lugar daquelas pessoas que tanto sofreram e morreram naquele campo.
Ir a esse complexo é crescer um pouco mais como pessoa e ser humano, então vão e vivam aquele momento, pois é um passeio único e triste, mas com memórias que jamais sairão da sua cabeça, daquelas que você guarda e ficará com muita história para contar.
Auschwitz fica localizado no sul da Polônia, próxima a cidade de Cracóvia e como passamos uns dias na cidade resolvemos ir de ônibus até lá, lembro que era mais ou menos 1 hora até o complexo. A entrada ao local é gratuita e por ser um lugar super famoso e histórico não é tão simples assim entrar, pois é necessário passar suas coisas no raio x, além de ter alguém para te revistar logo na entrada (igual no aeroporto).
Duas horas dentro do complexo não foram suficientes para visitar tudo de tão enorme que é lá dentro, mas deu pra sentir e ver os principais acontecimentos de tudo que se passou em 1940.
Essa é uma daquelas viagens que ficam na memória e que sempre será lembrada, que nos remetem à reflexão. Por isso aquela velha frase que diz “Viajar é colecionar memórias sobre o mundo” faz todo sentido quando embarcamos em uma viagem dessas.
E você, já visitou Auschwitz? Deixe aqui o seu relato e não deixe de me acompanhar lá no instagram e me acompanhar lá nos stories @pamela.ggarcia
Para saber ainda mais detalhes de como foi nossa visita ao complexo, assista nosso vídeo no canal, lá o Rafa relata tudo pra você clique aqui
Comentarios